terça-feira, 2 de março de 2010

Bons Tempos Os Outros


Estou com saudades do presidente Collor. Sua época, sua campanha. Estou com saudades de PC Farias e dos anões do congresso. Como o Brasil era mais Brasil naquele tempo! Ninguém precisava maquiar projetos de obras que nunca serão acabadas, dilatando suas datas, aumentando o seu orçamento. Ninguém enganava o povo com uma pá na mão, dizendo, ao cavar um buraco no chão, que estava a inaugurar uma Universidade. Os governantes daqueles dias não gostavam de ditador algum, a ditadura acabara-se: era só o presidente, a saquear o povo descaradamente, como antes se fazia, e os descamisados. O PC farias e os esquemas abertos de corrupção. Não havia dissimulação. Não haviam mentiras. Tudo estava às claras, como nos mostra a História da redemocratização do Brasil.

Está bem, caro leitor, posso até ter me excedido um pouco. Também hoje os escândalos estão às claras. A corrupção está às claras, os mensalões, de esquerda ou da traseira estão às claras. Os desmandos, os contratos milionários, as farras com cartões de crédito corporativos, as viagens ao exterior, as gratificações desmerecidas. A diferença é que naquele tempo não se fazia o povo de idiota, apenas se roubava povo e pronto. Todos viram as torneiras de ouro da mansão Collor. Todos conheciam os anões do congresso. Naquele tempo, os pobres eram chamados descaradamente de descamisados! Eram os pés descalços! E não o era o povo? Collor foi presidente que não mentia para o povo, roubava descaradamente. Pés descalços e descamisados. Só porque hoje o presidente diz que o povo tem dignidade, ele passou a ter? Collor não precisou inventar crise alguma para surrupiar o dinheiro das poupanças do povo. Não precisaria de um PAC para eleger seu sucessor, caso não tivesse sido cassado. Apenas xingava abertamente o povo.

O que corrói mais no governo Lula, meu paciente leitor, não são os escândalos de meias e cuecas, e pagamentos mais que sórdidos, e influências mais que suspeitas. Isso sempre existiu no Brasil, talvez mesmo desde antes da colonização. O que mais corrói é o discurso de Lula. É a maneira com que engana as pessoas, com que brinca com a inteligência do cidadão comum, como vilipendia a lógica de qualquer discurso coerente. Lula e os petralhas são mais que sofistas, no sentido socrático do termo. São capazes, por exemplo, de afirmar, e provar, que Lula é o maior presidente do Brasil de todos os tempos. Que o Brasil foi descoberto pelo PT, ainda em 1500, e que Ahmadinejad é democrata, humanitarista e sionista. Que Chávez não é um ditador e Fred Mercury não era gay.

Com que olhos verá a História os feitos de Lula?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Publique aqui o Seu pensamento, Crítica ou sugestão. Os comentários não são moderados: diga o que quiser e identifique-se se quiser. Obrigado por visita o blog do Cínico.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO