quarta-feira, 17 de março de 2010

Algo Mais Sobre Censura




Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na Segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Há algo podre acontecendo no Brasil. Algo abominável, inaceitável, que remete às épocas mais nefastas de nossa história. Me refiro ao avanço velado da censura.

A justiça brasileira, no corpo de seus juízes e desembargadores, em lugar de julgar celeremente os milhões de processos pendentes, alguns com mais de 15 anos à espera de uma sentença ou mesmo de mero despacho, estão se prestando ao destrabalho de proibir a imprensa de denunciar os imundos atos de corrupção e desmandos das autoridades brasileiras.

Exemplo disso é a proibição, por parte do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, de serem veiculadas quaisquer informações referentes ao escândalo que envolvia o filho do presidente do Senado, José Raposo, quer dizer, José Sarney na operação Boi Barrica, em 2009. Outros exemplos são a esdrúxula proibição da veiculação do comercial da cerveja devassa e a proibição da veiculação do quadro 'proteste já' do programa CQC, que vai ao ar na Band.


Onde estão os grandes artistas brasileiros que historicamente, diga-se, repudiaram a censura da ditadura militar? Chico Buarque com suas canções de duplos termos para burlar a censura, e Caetano Veloso, com seu auto exílio para escapar dela? Onde estão os jornalistas brasileiros, que no mínimo deveriam estar indignados com tais atos do judiciário e também do executivo? E, pior ainda, onde estão os estudantes de comunicação social e jornalismo, futuros profissionais que serão os próximos a ter seu trabalho cerceado por autoridades censuradoras?

Eu não tenho vergonha desses artistas, profissionais e estudantes. Só se deve ter vergonha de quem tem vergonha.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Publique aqui o Seu pensamento, Crítica ou sugestão. Os comentários não são moderados: diga o que quiser e identifique-se se quiser. Obrigado por visita o blog do Cínico.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO