terça-feira, 19 de maio de 2009

Jusiça!

O judiciário do Piauí me assusta, principalmente depois do relatório do CNJ sobre a atual situação do judiciário do Estado. Através desse relatório, rafirmei o que já sabia há algum tempo: a justiça no piauí ainda se arrasta lentamente, sem conseguir se desvincular dos moldes patriarcalistas oriundos de um antigo Brasil de sempre: embaraçado pla bu(r)rocracia, engessado pelos interesses do poderosos, afetos a seus próprios umbigos. Prova disso é a capela mantida pelo Tribunal de Justiça que, como um tapa na cara, me diz que a Igreja(católica), apesar dos atos de D. Pedro I, ainda não se separou definitivamente do Estado.
Que lição de ética eu, um ordinário esudante de Direito, podria levar para a minha vida profissional face a esse Pretório se, ás vespras de concurso público, sou desestimulado a concorrer a vaga para a cidade onde resido(Teresina), pois as que porventura existiriam estão ocupadas além do limite recomendado pela lei por prstadores de serviços? Que orgulho eu teria se enquanto há carência de equipamento, são comprados veículos luxuosos para a locomoção dos mais importantes da casa? Como podria eu exaltar o metier da justiça cega, se o nepotismo condenado pelo próprio judiciário ainda impera aqui, sob meu nariz, sem nenhuma previsão de acabar?
Como disse acima, eu já sabia de tudo issoNão é indignação o que eu sinto. Nem vergonha. Eu só tenho medo de não ser cínico o suficiene pra viver como se tudo estivesse como deveria estar.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Publique aqui o Seu pensamento, Crítica ou sugestão. Os comentários não são moderados: diga o que quiser e identifique-se se quiser. Obrigado por visita o blog do Cínico.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO