domingo, 18 de julho de 2010

O Fim Está Próximo!


[Andei distante por uns dias. Mas estou aqui e não posso mais prometer regularidade]


Pois bem, estamos a poucos passos da catástrofe. Não falo sobre aquecimento global, ou catástrofes naturais, muito menos sobre as profecias indígenas para 2012. Estou falando de eleições. Mais uma vez estaremos jogando nas mãos de incompetentes o futuro de nosso país. Serra, Dilma, Marina e os revoltados (por não ter uma teta pra mamar na porca que se chama Estado) do PSTU, PSOL e PCO são as opções dos brasileiros, e isso não significa que haja diferença entre as atitudes de quaisquer deles.

O ponto principal dessa derrocada está no próprio sistema político brasileiro, que se baseia em troca de favores no lugar de propostas concretas de desenvolvimento da nação. Lula, por exemplo, teve que criar empresas estatais que não servem para nada além de alocar os sanguessugas que lhe declararam vassalagem durante essas três campanhas presidenciais.

Dilma terá que vender sua alma ao diabo (Sarney e cia?) se quiser vencer esse páreo, e essa preocupação é reconhecida pelos analistas políticos que estudam os presidenciáveis nesse pleito. E ainda é sabido que governar mesmo é uma coisa que a testa de ferro não fará. Serra já vendeu a sua alma ao diabo várias vezes, por isso chegou onde chegou. Não é a toa que o Brasil é um dos países onde há maior número de cargos comissionados em todo o mundo: herança de nossos ancestrais escravistas, que repudiavam o voto feminino e a emancipação política dos pobres, que amavam seus pequenos principados oligárquicos e adoravam ser chamados de coronéis.

O pior de tudo não é só a troca de cargos por apoio político, mas também a troca de influência. O que acontece é que se formam quadrilhas de devoradores do Estado, onde um vassalo, ao se exceder e deixar vestígios de suas más atitudes, precisa da proteção de seu suserano para se safar das sanções legais e sair impune (até que apareça alguma copa do mundo, ou carnaval e o povo se esqueça de política). Foi assim com os mensaleiros, foi assim com Sarney e eu poderia citar mais mil casos onde os donos do poder, de esquerda e de direita, protegem os seus da fúria popular, que sofre de alzheimer e parkinson...

Aí você vai na urna, acredita que o seu candidato tem as melhores promessas (falaciosas) e que a sua gestão vai trazer o progresso até as nossas humildes residências. Então esse seu melhor candidato vence o páreo (sim, isso é uma analogia às corridas de cavalo, nem mesmo sei porque...) e coloca um monte de gente incompetente que ajudou a convencer pessoas ingênuas como você a cair num dos mais antigos contos da república: o da democracia.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO